Poste sua dúvida

Ciclo de Atividades 03 | Módulo 2

Ciclo de Atividades 03 | Módulo 2

por Projeto Newton -
Número de respostas: 13

Espaço destinado a dúvidas de conteúdo relativas ao Ciclo de Atividades 03 (Módulo 2) de 22 de novembro a 03 de dezembro de 2021. Redija a sua mensagem e clique em responder para postar a sua dúvida. Pedimos que tome cuidado para não apagar ou editar mensagens já postadas.

Em resposta à Projeto Newton

Re: Ciclo de Atividades 03 | Módulo 2

por Julia Emelin Zortea -
Queria saber se existe como a partir só da equação de um plano e de um ponto específico dado numa questão achar o vetor gradiente e, se tiver como, mais ou menos de que jeito eu poderia tentar fazer.
Em resposta à Julia Emelin Zortea

por Jean Carlos de Aguiar Lelis -
Dado um plano ax+by+cz+d=0 o vetor (a,b,c) é perpendicular ao plano. Sendo assim é possível achar o gradiente. De fato, ele é um múltiplo do vetor normal (no caso do vetor gradiente da função F(x,y,z) que tem a superfície que você está considerando como superfície de nível dela).

por Fabricio Ribeiro Pinheiro -
Boa tarde, a minha dúvida é acerca da relação entre o vetor gradiente com o vetor normal, que não ficou muito clara para mim. Se não for incomodo, poderiam tentar esclarecer essa relação? Agradeço desde já. Obrigado.

por Cicero Jesse Almeida Carneiro Rodrigues Da Silva -
ESSA LISTA TÁ RUIM DEMAIS
Em resposta à Cicero Jesse Almeida Carneiro Rodrigues Da Silva

Bem, eu ficaria feliz em entender melhor a crítica. Por ruim, você quer dizer com erros? Fora do tema do ciclo? Incoerente?

Boa noite, desta vez a dúvida é acerca da formatação da questão 2 da lista 3 de C2. No caso, as notações a respeito das derivadas parciais de x e y envolvem realmente apenas 2 variáveis? Pois todo o percurso até o cálculo das mesmas envolvem 3, visto que o ponto dado pelo questão também é composto por 3 variáveis. Segue em anexo a imagem do ponto tratado na dúvida. Agradeço desde já. Obrigado.
Anexo Captura de tela 2021-12-04 015702.png
Em resposta à Fabricio Ribeiro Pinheiro

por Rachel Maria Alencar da Silva -
Tô com a mesma dúvida, está sendo um impasse para eu finalizar a questão, se puderem explicar, ficaria agradecida.
Em resposta à Rachel Maria Alencar da Silva

Quando temos uma superfície de 3 variáveis, exemplo x^2+y^2+z^2=1 e usamos o Teorema da Função Implícita para escrever uma parte da superfície como o gráfico de uma função, essa função terá duas variáveis, no nosso exemplo z(x,y)=\sqrt{1-x^2-y^2}. O ponto da superfície, por exemplo (1,0,0) está associado a um ponto do domínio da função que encontramos de forma implícita, no nosso caso (1,0). No caso do exercício, não podemos dizer que é a função z(x,y), mas sabemos que ela existe sob as condições do Teorema da Função Implícita. Além disso, ela é de duas variáveis, por isso o ponto (\pi,1/2,1/3) da superfície me dá um ponto do domínio (\pi,1/2). Fico mais claro?
Em resposta à Jean Carlos de Aguiar Lelis

por Rachel Maria Alencar da Silva -
Ficou sim. Mas quando eu calculo as parciais nessa última parte, obtenho uma razão negativa e nela tem-se o z, devo substituir somente (pi, 1/2) que são x,y ou posso substituir também o 1/3 que é o ponto z, já que tenho uma equação de três variáveis na parcial?
Em resposta à Jean Carlos de Aguiar Lelis

Obrigado pelo esclarecimento professor. Uma última dúvida, na questão 4, o resultado da variação do ângulo já sairá em radianos por segundo? Ou estará em graus por segundo? Agradeço desde já novamente. Obrigado.